domingo, 11 de setembro de 2011

TEXTO TRABALHADO EM SALA

AS PALAVRAS

Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.
Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou
medíocre para a tarefa vital da comunicação.
Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das idéias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vacuo. A própria clareza das idéias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com a clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “...nossos hábitos lingüísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma idéia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça o seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.
Portanto, quanto mais variado e ativo é o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.
GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa
Moderna. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980. P. 155-6

Atividade


I. Identificar a estrutura do texto
a. Introdução
Resp.:
1º parágrafo: Narrativo. 
Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.
 
b. Desenvolvimento
 2º Parágrafo: Dissertativo. 
sso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou
medíocre para a tarefa vital da comunicação.
c. Conclusão
 Portanto, quanto mais variado e ativo é o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

2. Classificar o texto quanto a tipologia e justificativa. Em seguida ilustrar com uma passagem do texto.
O texto é dissertativo.
Um texto dissertatio se apresenta na seguinte organização: introdução, desenvolvimento e conclusão. Esse texto diz respeito ao desenvolvimento de idéias, de juízo, de pensamento, de raciocínio sobre um assunto ou tema onde normalmente o autor expõe seu ponto de vista.

3. Sublinhar a frase síntese de cada paragráfo
Resp. Há alguns anos, o Dr. Johnson O'Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos.
Isso não prova, entretanto, que para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente necessárias.
Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar.
Portanto, quanto mais variado e ativo é o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão.
  

3 comentários:

  1. O texto em questão que tem por título "As pavras", do autor Othon Moacir Garcia foi lido inicialmente em sala. Logo, a prof jacqueline nos questionou sobre a sua tipologia textual, onde concluimos que a sua introdução é narrativa, sendo que o seu desenvolvimento e conclusão segue de uma forma dissertativa. Foi solicitado também a divulgação da estrutura do texto como, introdução, desemvolvimento e conclusão e também sublinhar a frase sìntese de cada paragrafo.
    Neste momento não foi encontrada muita dificuldade, pois já estava mais familiarizada com o assunto, principalmente no que diz respeito a frase síntese.
    esta atividade para mim continua sendo muito rentável, pois além de me identificar muito, sei o quanto é importante para a minha formação e também para a minha prática como futura professora.

    por Jaqueline Souza

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  2. Mais um texto no qual tivemos contato com a tipologia. No referido texto podemos identificar dois tipos, pois o primeiro parágrafo se apresenta como narração, sendo os demais uma dissertação.
    Não houve muita dificuldade quando a sua análise.
    Esses exercícios de interpretação e tipologia são de grande importância para nossa formação pois ao longo da nossa formação a utilização de textos será assídua. Ou precisaremos escrever um tipo de texto ou teremos que interpretar um... Ele será companhia constante ao longo do processo formativo.
    Por Samanta Dutra

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